Aprenda a misturar cores na decoração do apartamento
Mesclar cores é o jeito mais fácil de personalizar o visual do seu imóvel. Combinando a paleta certa é possível tornar o ambiente sofisticado, elegante, quente, amplo, neutro e muito mais.
O que é o Círculo Cromático e como pode ajudar a escolher os tons
O Círculo Cromático serve para você entender melhor como combinar as diferentes tonalidades.
Possibilita ver uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano e que são divididas entre primárias, secundárias e terciárias.
O recurso pode ser seu melhor amigo na hora de criar um conjunto harmonioso.
Antes de colocar seu plano decorativo em prática, consulte o círculo para depois começar as escolher os móveis, acessórios, pintar as paredes e trocar os tecidos.
Vale até salvar a ferramenta no celular para ter uma ajuda sempre à mão.
Tipos mais comuns de combinações de cores
O Círculo Cromático deve ser um guia para você ter certeza que fez uma escolha equilibrada. E para facilitar sua decisão separamos as misturas mais comuns.
Inspire-se!
Quer uma atmosfera vibrante? Use cores complementares
Cores complementares são composições feitas com tonalidades opostas. Exemplo: azul e laranja, roxo e amarelo. O resultado é um ambiente cheio de energia e vivacidade.
Para sentir tranquilidade, invista nas análogas
Este tipo permite que você mescle até cinco das nuances que estão lado a lado no círculo. O efeito é o famoso dégradé e sensação de tranquilidade.
Apesar da possibilidade de unir muitas cores, é indicado utilizar apenas até três para não correr o risco de exagerar.
A triangulação permite altos contrastes
A finalidade, como o nome já sugere, é reunir três tons diferentes, porém em distâncias iguais no Círculo Cromático. Por exemplo: azul, vermelho e amarelo.
Essa combinação é excelente para produzir um destaque alegre e harmônico no apartamento.
Tons meio-complementares para uma fusão mais suave
Também conhecida como em fenda, consiste em reunir uma cor primária com dois tons opostos, como violeta, amarelo e verde.
A composição é menos intensa que a triangulação e ajuda a desenvolver um contraste leve e moderado.
Tire proveito da monocromia para obter sofisticação
Esse estilo é uma ótima ideia para quem ama ambientes sofisticados e elegantes. Basta definir uma cor e trabalhar com suas próprias variações.
Hora de botar a mão na massa
Agora que você viu nossas dicas, com certeza está com vontade de sair mudando tudo no seu apartamento, não é? Antes, confira o passo a passo para pintar seu imóvel sem dor de cabeça.