Inove na decoração da cozinha do seu apartamento
Cantinho preferido de quem adora se sentir chef, a cozinha ganhou outras funções ao longo dos anos que vão além da culinária e hoje se tornou um espaço de interação.
Com isso, sua decoração ganhou importância, conquistando moradores que buscam dicas para valorizar o espaço.
Veja algumas dicas preciosas para deixar sua cozinha bonita e organizada.
Tipos de cozinha
Geralmente, a cozinha pode ser projetada de duas formas no apartamento:
Americana
É caracterizada pela sua integração com o living do imóvel e pela instalação de um balcão que divide os dois espaços.
Como o diferencial da cozinha americana é sua possibilidade de interação com os convidados, sem precisar se deslocar, necessita de uma decoração agradável que mantenha a harmonia entre ambos.
Isso significa que se a sala de estar segue o estilo clássico, por exemplo, a cozinha deve acompanhar esse padrão e utilizar os mesmos elementos decorativos como base.
Já o balcão pode ser empregado de diversas formas. Se quiser usá-lo apenas como apoio para objetos, é possível inserir mais armários na parte inferior. Se o intuito é transformá-lo em uma bancada, deixe a parte de baixo livre e aposte em uma disposição com bancos ou cadeiras.
Assim, estimular a interação fica muito fácil.
Tradicional
É um modelo mais prático e convencional, com seu espaço bem dividido, sendo que não possui balcão.
A cozinha tradicional oferece maior privacidade e envolve o morador em um clima mais intimista e aconchegante.
Sua metragem bem definida exige um planejamento eficaz na hora de escolher os aparelhos que serão inseridos no espaço para que a mobilidade não seja comprometida.
Amplitude e claridade
Como a cozinha é um cômodo menor, existem alguns truques que transmitem a sensação de amplitude.
- O uso de cores claras na composição aumenta a percepção e proporciona maior luminosidade no local;
- Os móveis e aparelhos precisam estar alinhados na horizontal, deixando uma área livre para circulação;
- Tonalidades escuras também podem ser usadas, desde que com moderação. Aproveite-as em detalhes na porta ou pia, no piso (para não evidenciar a sujeira) ou investindo em um painel com azulejo colorido.
Disposição da mobília e aparelhos
Todos os móveis e aparelhos têm que ser de boa qualidade, resistentes ao calor, vapor e gordura, sendo que devem ter tamanho proporcional ao do ambiente, evitando obstáculos na área de passagem e desconforto visual.
- Os espaços livres acima da pia, fogão e geladeira podem ser preenchidos com armários e prateleiras até o teto;
- Faça uma combinação entre móveis de vidro e aqueles fabricados com materiais que imitam madeira. São fáceis de limpar e passam um ar de sofisticação na decoração;
- O micro-ondas precisa ficar instalado a uma altura acessível para os adultos utilizarem;
- O ideal é que a pia seja de granito, pedra sintética ou inox simples para absorver pouca água e depender de pouca manutenção;
- Piso de porcelanato natural é o modelo mais recomendado por ser antiderrapante, resistente à gordura e requer poucos cuidados;
- Uma coifa com um filtro sempre limpo e pronto para funcionar é essencial, pois depura o ar absorvendo gordura e umidade.
Antes de fixar qualquer peça, verifique com o fabricante se o peso do objeto suporta a suspensão e certifique-se de que o encanamento interno não vai ser prejudicado.
A cozinha desempenha um papel importante no cotidiano das famílias e todo esforço é pouco para personalizá-la, deixando a prática e organizada.
Então aproveite essas ideias e renove a decoração para promover momentos de diversão e descontração com quem mais gosta.