Pandemia cria novas necessidades e valoriza mercado residencial
O isolamento social motivado pela pandemia trouxe reflexos também para o mercado residencial. A nova rotina que prioriza atividades em casa tem estimulado as pessoas a buscarem residências melhores. Atualmente, uma casa ou apartamento confortável que atenda às necessidades da família tornou-se prioridade.
O confinamento fez alguns moradores sentirem falta de um espaço maior ou cômodos mais bem distribuídos, com varandas para ter um contato com o exterior, além de áreas com mais estrutura de comércio e serviços por perto.
Um outro exemplo são famílias que moram em um apartamento de dois dormitórios e que hoje precisam de um terceiro dormitório para criar um escritório.
Este comportamento tem impulsionado as vendas e superado expectativas. A tendência do home office também valorizou os imóveis residenciais, visto que, na contramão, a busca por empreendimentos corporativos tende a diminuir, pois a estrutura física de muitas empresas reduziu neste cenário.
Leia também:
Como um imóvel pode gerar rendimentos para você e sua família
Projetos se adaptam às tendências
O mercado imobiliário vai se adaptando às novas tendências. A demanda por residências mais práticas com área de lazer segura para crianças e adolescentes fez surgir os empreendimentos com estrutura completa e os condomínios-clube.
A necessidade de estar na segurança e conforto de um apartamento, mas sem perder o contato com o mundo exterior, criou a onda das varandas gourmet, hoje um dos ambientes mais valorizados de um imóvel.
A intensa permanência em casa também têm estimulado alguns a preferirem ter seus espaços. Essa é uma tendência já observada que tende a aumentar: jovens solteiros que buscam sua privacidade fora da residência dos pais.
O mercado imobiliário já vem oferecendo alternativas para este público com o desenvolvimento de studios em áreas descoladas com fácil acesso a comércios, serviços e lazer, além de toda a estrutura no condomínio, alguns até com perfil hoteleiro.
Sala delivery
A tendência de uma vida social virtual têm trazido novos comportamentos. Os empreendimentos a partir de agora devem valorizar ainda mais espaços como coworking. A Tibério saiu na frente e lançou recentemente um empreendimento com uma inovação: a sala delivery.
Hoje o comércio online tem movimentado a economia e muitas compras são feitas pela internet, inclusive de refeições através de plataformas como o ifood. Porém, nem todos têm a disponibilidade para estar em casa e receber seus produtos no horário em que são entregues.
Com a intensa movimentação deste tipo de entrega, as portarias não conseguem absorver essa demanda por conta de espaço. Então, a Tiberio projetou para o Hello Higienópolis uma sala com espaço suficiente para encomendas de todos os portes, inclusive para alimentos perecíveis, já que o espaço terá uma geladeira para armazenar os recebidos que precisarem de refrigeração.