Saiba como ter um apartamento sustentável e reduzir gastos
Ser sustentável, além de ajudar na preservação do meio ambiente, é positivo para a sua vida financeira, pois praticar ações como economizar água, energia elétrica, reciclar o lixo que produz e criar uma área verde no apartamento ajudam a reduzir gastos.
Veja pequenas mudanças que você pode fazer no seu imóvel para favorecer o ambiente e o seu bolso.
1- Economize energia elétrica
Reduzir o consumo de energia ajuda a diminuir os efeitos negativos no meio ambiente e ainda contribui para a queda da sua conta de luz.
Para isso, evite deixar os eletrodomésticos ligados na tomada quando não estiver usando. Além disso, sempre que comprar esses itens, opte pelos que possuem o selo Procel de Economia de Energia, pois consomem menos em comparação com os aparelhos convencionais.
Outra medida importante e fácil de adotar é trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED.
2- Reduza o consumo de água
A água potável é um recurso que se for usado de forma consciente pode ajudar a reduzir suas despesas.
- Comece diminuindo o tempo embaixo do chuveiro. O ideal é gastar no máximo cinco minutos. E se precisar esperar a água esquentar, reserve-a em um recipiente e use para lavar roupa, fazer limpeza ou regar as plantas.
- Junte a roupa suja e deixe para lavar uma vez por semana. Sempre reaproveitando a água da máquina para outras atividades.
- Ao lavar a louça, acumule o maior número possível de itens antes de enxaguar e sempre feche a torneira ao ensaboar.
3- Crie uma área verde no seu apartamento
Ter uma área verde no ambiente melhora a temperatura do apartamento, a qualidade do ar e deixa o visual do imóvel muito mais bonito.
Uma boa dica é aproveitar o espaço da varanda, se houver, montando um jardim vertical.
Nos espaços internos, coloque vasinhos com plantas. Só lembre-se de escolher espécies apropriadas para ambientes fechados.
4- Recicle o lixo
No seu dia a dia, procure separar o lixo reciclável do orgânico e veja se o condomínio ou o seu bairro fazem coleta seletiva.
Com essas simples ações você pode transformar seu apartamento em um lar sustentável e economizar dinheiro. Aproveite essas dicas.