Chácara Santo Antônio se destaca na zona sul por reunir tranquilidade e ótima infraestrutura de comércios e serviços
Pouco conhecido entre alguns paulistanos, o bairro Chácara Santo Antônio pode ser descrito como um daqueles lugares da cidade com perfil residencial e que ao mesmo tempo consegue reunir uma ótima infraestrutura de comércios e serviços vista em poucos pontos da capital.
Não há registros sobre sua data de fundação e nem tão pouco de como o local foi criado, o que se sabe é que como outros bairros da cidade a região era formada por chácaras e outras propriedades que, nesse caso especifico, pertenciam em sua maioria a imigrantes portugueses que cultivavam flores e hortifrutigranjeiros. Os registros mais antigos que se tem da região são do final do século 19 e início do século 20.
A origem do nome do bairro, segundo relatos históricos, se deve a um imigrante português que era dono de algumas propriedades na região e quis homenagear Santo Antônio, que foi um dos doutores da Igreja Católica e nasceu na cidade de Lisboa. O santo é o padroeiro de Portugal e é conhecido também pela fama de ser casamenteiro.
A chegada de grandes empresas
Passado esse período, o progresso começou a chegar ao bairro no final da década de 50 e no começo dos anos 60.
Com o crescimento e desenvolvimento, o bairro passou a abrigar não só imigrantes portugueses, mas também estrangeiros de origem alemã que vieram para a região atraídos por grandes empresas que se instalaram no bairro e que permanecem até hoje, como Bayer, Basf, Pfizer e Philips.
Redes de comércios, serviços e centros de compras.
Hoje a Chácara Santo Antônio conta com uma ampla rede de comércios e serviços, que contempla lojas dos mais variados segmentos, hotéis, padarias, farmácias, bancos, colégios e universidades, casas de shows e espetáculos.
Além destas grandes empresas que tem sede no bairro, a Chácara Santo Antônio também abriga importantes entidades, como a Câmara Americana de Comércio, o Consulado Geral dos Estados Unidos da América e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
O bairro também tem em sua proximidade dois centros de compras que oferecem o que há de melhor em termos de lojas, serviços e gastronomia, que são os shoppings Morumbi e Market Place.
Localização privilegiada e vias de acesso
Além de contar com uma ótima infraestrutura de comércios e serviços, o bairro da Chácara Santo Antônio também possui outra grande vantagem, sua localização.
O bairro é vizinho de importantes distritos da zona sul, como Santo Amaro, Brooklin, Morumbi e está bem próximo à Marginal Pinheiros, que é uma das principais vias da cidade.
Além da Marginal Pinheiros, no bairro também estão as ruas da Paz, Américo Brasiliense, Alexandre Dumas e Verbo Divino. Estas são consideradas importantes polos financeiros e comerciais e também oferecem várias linhas de ônibus que passam pela região.
Um bairro ideal para morar
A Chácara Santo Antônio, atualmente, é uma área da cidade que vive um período de expansão imobiliária e vem chamando a atenção de pessoas a procura de um lugar para morar que possua facilidades e que ao mesmo tempo ofereça sossego e tranquilidade.