Vila Matilde: uma região calma e tranquila
Localizada na zona leste de São Paulo, a Vila Matilde surgiu nos anos 20 e conserva até hoje seu o perfil residencial e pouco verticalizado.
Veja a seguir um panorama do bairro:
Comércio
O Centro Comercial Aricanduva reúne o Shopping Leste, o Auto Shopping (especializado em carros, motos e acessórios) e o Interlar Aricanduva (móveis e decoração). Praças de alimentação, supermercados, salas de cinema e até uma unidade do Detran completam o portfólio de lojas e serviços do complexo.
Já na Praça da Conquista, o comércio é típico de bairro. A quitanda do português Henrique Francisco da Costa é uma das mais tradicionais, e permanece no mesmo endereço desde 1968. No Pomar Feira Limpa, depois de comprar frutas, verduras e legumes, a pedida é o pastel e o caldo de cana.
Facilidades de Acesso
A Vila Matilde é atendida por 3 estações de Metrô: Penha, Vila Matilde e Guilhermina-Esperança, todas pertencentes à Linha Vermelha. Essa linha oferece acesso ao centro e aos bairros da Zona Oeste da Capital, e faz integração com as linhas Azul e Amarela do Metrô, que levam às regiões sul, norte e oeste de São Paulo.
A região conta ainda com importantes vias que levam as avenidas Radial Leste, Aricanduva, Conselheiro Carrão e Amador Bueno da Veiga.
Lazer na Vila Matilde
Às margens do córrego Gamelinha, ao longo da Avenida Doutor Bernardino Brito Fonseca de Carvalho, a pista de corrida e caminhada e os aparelhos de ginástica compõem uma academia ao ar livre. Na Radial Leste, a ciclovia percorre um trecho de 12 quilômetros que vai do Tatuapé à Itaquera e chega à Vila Matilde.