Dicas para comprar o primeiro apartamento
A compra do primeiro apartamento é um passo muito importante em nossas vidas. E por ser um investimento em longo prazo, requer planejamento e organização. Por isso, é primordial analisar bem a situação e os aspectos necessários para fazer uma boa negociação.
Confira algumas dicas para auxiliar nessa aquisição:
Planejamento financeiro
Antes de tudo, conheça as formas de administrar sua verba.
Controle econômico
Em primeiro lugar: economize. Saiba quanto você está pagando em cada um dos seus gastos atuais para saber se é possível poupar algum valor. Para alcançar seu objetivo, evite usar cartão de crédito e crediário, e não faça gastos desnecessários.
Além disso, uma boa alternativa para que o dinheiro guardado possa render é investir em aplicações.
Leia também: Saiba como economizar dinheiro para comprar o tão sonhado apartamento
Orçamento
Com o dinheiro reservado, calcule quanto você tem disponível para investir na compra. Na hora de solicitar um financiamento, tente dar um bom valor de entrada, dessa forma as parcelas e os juros podem ser mais baixos e você tem a chance de pagar em menos tempo.
E lembre-se de considerar no orçamento outros gastos, como o ITBI (Imposto de Transferência de Bens Imóveis), registro e escritura do imóvel. O ideal é que estes custeamentos ocupem até 20% da sua renda líquida mensal.
Devem ser incluídas na conta também as despesas que virão depois, entre elas IPTU, luz e água.
Se mais de uma pessoa estiver envolvida no contrato, faça a somatória da renda de todos para planejar como cada um vai contribuir.
Depois pesquise as instituições financeiras para verificar qual oferece as taxas e operações de crédito mais atrativas.
FGTS
Se você é um trabalhador com carteira assinada, uma excelente alternativa é utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), benefício que pode ajudar você a comprar o imóvel.
No entanto, existem algumas condições e regras para isso, confira nossa matéria sobre o assunto para entender melhor!
Vale o clique! FGTS para comprar um imóvel: Saiba como e quando utilizá-lo
Ajuda profissional
É fundamental ter um profissional para assessorar a sua negociação. Um bom corretor é o elo entre você e o local que deseja morar. Ele pode auxiliar a entender a dinâmica do mercado imobiliário, conferir se a documentação está correta e indicar o melhor caminho para fazer uma compra segura.
Contratar uma assessoria de crédito também pode ser uma escolha interessante. O serviço atua como um intermediador entre cliente e banco, sendo um auxílio fundamental para quem quer fazer uma compra mais prática e ágil.
Moradia adequada
Após colocar tudo na ponta do lápis, é hora de encontrar o apartamento que atende melhor suas necessidades:
Encontrando a melhor opção
Com o especialista ao seu lado, é o momento de procurar a moradia que se encaixa ao seu perfil. Comece definindo a localização. Muitos optam por locais que são próximos ao trabalho, porém é interessante observar por quanto tempo você pretende permanecer neste emprego.
Às vezes procurar morar perto de importantes vias de acesso e do transporte público pode ser mais vantajoso.
Lembre-se também de estudar qual é o lar que atende tanto seus planos atuais quanto futuros, (se pretende aumentar a família, por exemplo). Avalie os seguintes tópicos:
- Quantidade de quartos
- Metragem
- Vagas de garagem
- Vizinhança
- Facilidades próximas
- Segurança da região
Sempre cheque essas informações, fique atento aos detalhes e seja cauteloso para não ter arrependimentos no futuro.
Não se esqueça também de nos seguir no Instagram para receber novidades incríveis sobre os nossos empreendimentos, dicas sobre decoração, mercado imobiliário e muito mais!