Dicas para comprar uma sala comercial
Imóveis são excelentes opções de investimento. Além dos empreendimentos residenciais, existem também as salas comerciais, ideais para quem deseja realizar o sonho de ter um próprio negócio ou de obter rentabilidade.
Com conhecimento e muita pesquisa é possível fazer uma aquisição rentável, lucrativa e segura. Por isso, preparamos algumas dicas que podem ajudar você a encontrar o espaço ideal. Confira:
1. Área privativa da unidade
Quando se trata de uma sala comercial, ter espaço suficiente é muito importante. Considere quesitos como a movimentação de clientes e funcionários, área reservada para estoque, entre outros. Portanto, verificar se a metragem da sala atende suas necessidades é imprescindível.
Outro fator importante a analisar é a distribuição dos espaços. Alguns empreendimentos possibilitam a alteração nas plantas das unidades, fazendo junções ou adaptações para que o imóvel seja sob medida para a sua empresa.
É imprescindível avaliar bem o imóvel antes de fechar negócio, se ele precisa (ou se pode) receber reformas e se atende suas necessidades, etc. A visitação também é importante, para verificar se os ambientes estão em conformidade em termos de infraestrutura e qualidade construtiva.
Observe também os circuitos elétricos para o funcionamento de computadores, impressoras, iluminação especial, televisão, ar condicionado, bebedouros e instalação de outros equipamentos
2. Imóvel na planta
Comprar uma sala comercial ainda na planta também é um negócio muito atrativo, já que é possível obter condições mais facilitadas, além de ter mais unidades à disposição para escolher em comparação com um imóvel pronto.
Para ter uma visão melhor do que o projeto abrange e irá oferecer, geralmente as incorporadoras apresentam unidades decoradas e perspectivas que tem como função ilustrar a infraestrutura da sala comercial, bem como propor sugestões de decoração e composição visual.
3. Localização
Uma localização acessível para você e seus clientes é fundamental. Considere não apenas as facilidades existentes no bairro, mas também outros empreendimentos nas proximidades que deem suporte para o funcionamento do comércio, além do potencial de atrair consumidores para o seu negócio.
Dê preferência às regiões que são bem atendidas por pontos de ônibus. Estações de trem ou metrô e a proximidade de vias expressas importantes também são grandes diferenciais. Aproveite para avaliar a presença de estacionamentos no local e a quantidade de vagas nas ruas do entorno.
Todos esses quesitos contribuem para o potencial de valorização da região. Se ela dispõe de infraestrutura de qualidade e recebe investimentos, como futuras estações de Metrô, sua empresa está suscetível a crescer junto com o entorno.
4. Questões jurídicas e legais
No showroom do empreendimento ou no Cartório de Registro de Imóveis, solicite a documentação do empreendimento para verificar se tudo está conforme a legislação. Nesse documento é possível certificar se imóvel está regularizado e dentro dos conformes.
Há ainda exigências sobre a acessibilidade para portadores de necessidades especiais, assim como normas relativas à circulação de ar e diversas outras especificações.
5. O condomínio
Tire suas dúvidas a respeito do condomínio. Não apenas sobre as taxas condominiais, como também os benefícios que o empreendimento oferece. Limpeza e manutenção, por exemplo, são muito interessantes e podem atrair diversos inquilinos em potencial.
Segurança é primordial. Controle de entrada e saída na portaria e câmeras de monitoramento garantem o bem-estar de quem frequenta o empreendimento.
Uma sala comercial garante bons retornos para quem opta por esse tipo de investimento. Seja pronto ou na planta, o imóvel tem grande potencial de valorização, bem como oferece segurança no momento da compra.
Com localizações privilegiadas na capital, os empreendimentos Metropolitan e Offices Ibitirama possuem infraestrutura completa para esse tipo de imóvel, além de plantas versáteis para diversas unidades de negócio.