O que é INCC?
O INCC (Índice Nacional do Custo de Construção) observa a variação do custo dos insumos utilizados nas construções habitacionais e influencia diretamente no valor das parcelas do imóvel.
Saiba mais sobre a importância desse índice.
Como o INCC é calculado?
A FGV obtém esse dado a partir de orçamentos analíticos de empresas de engenharia civil de sete capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.
O calculo é feito a partir da combinação do sistema de preços com o de pesos.
Sistema de preços:
São considerados os valores de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra, que são divididos em três grupos: estruturas, instalações e acabamentos.
Sistema de pesos:
É composto pelas variações de custos entre as cidades e o desenvolvimento dos mercados de construções habitacionais em cada uma delas. É atribuído a todas um peso em percentual, que juntos formam cem.
Leia também: FGTS para comprar um imóvel: Saiba como e quando utilizá-lo
Como o INCC influencia nas parcelas cobradas?
O INCC é usado pelas construtoras para reajustar o saldo devedor no período em que os empreendimentos estão em obras.
É importante entender que esse valor não é taxa de juros. Trata-se de uma simples correção do valor restante para ajustá-lo à variação dos custos da obra durante a construção.
Quais os tipos de INCC?
Existem três tipos de INCC no mercado: M, DI e 10. A diferença entre eles é o período de coleta dos dados pela FGV.
Os dados referentes ao INCC-M são coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês vigente. A coleta para o INCC-DI ocorre entre o primeiro e o último dia do mês. Já para o INCC-10, como seu nome diz, acontece entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.
Qual INCC as construtoras usam?
As construtoras costumam usar o INCC-M, mas isso vai depender do tipo de contrato.
Se o contrato for menor do que 36 meses, é bem comum encontrar uma correção anual, baseada no acumulado do índice referente ao ano anterior.
Se o contrato for maior do que 36 meses, a correção é mensal e por isso as construtoras utilizam o INCC-M.
Mas vale a informação de que cada construtora utiliza um tipo do índice de INCC, por isso é importante sempre ler contrato de compra e venda para saber qual índice a sua construtora usará como base para correção das suas parcelas de obra.
O que é INCC-M?
É o Índice da Nacional do Custo da Construção do Mercado. Ele leva em consideração os valores das sete capitais citadas anteriormente.
Este índice é a média aritmética ponderada destas sete capitais. Os pesquisadores fazem a pesquisa entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês vigente. São considerados os valores de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra.
Agora que você já sabe como funciona o INCC, use essa informação a seu favor para entender como é a correção das suas parcelas.
Não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais para receber novidades incríveis sobre os nossos empreendimentos, dicas sobre decoração, mercado imobiliário e muito mais!