Conheça a importância do Registro de Incorporação do Imóvel
O Registro de Incorporação é um documento que oferece algumas garantias ao comprador. Por isso, conhecer exatamente o que é e o que assegura a quem pretende adquirir um imóvel também deve fazer parte do processo de compra.
O que é Registro de Incorporação?
Também conhecido como RI, o Registro de Incorporação do Imóvel descreve todas as características construtivas do condomínio e tem como principal objetivo informar ao comprador como ele será entregue.
O que vem descrito no documento?
Através do registro é possível saber detalhes da planta de todos os espaços, além de outras documentações, entre eles:
Áreas comuns e privativas do empreendimento
Vagas de garagem
Área de lazer disponível
Memorial Descritivo
Qual é sua importância?
O RI é importante porque é o responsável por possibilitar a comercialização do imóvel. Ou seja, enquanto o registro não é liberado, as unidades não são disponibilizadas para venda.
Além disso, determina que o projeto seja executado da maneira como que está descrito no documento, conforme os requisitos da Prefeitura da cidade onde está localizado.
Qual o processo para registrar a incorporação de um imóvel?
Antes de ser aprovado, o projeto passa por várias etapas que começam na sua concepção e que tem como finalidade obter o Registro de Incorporação.
O que o Registro de Incorporação garante para o comprador?
O RI assegura que o condomínio será entregue respeitando o método de construção e os prazos designados pela lei, sendo que não sofrerá modificações ao longo da edificação que não estejam mencionadas no registro.
Por isso, para ter certeza de que a empresa está cumprindo as exigências estipuladas pela Prefeitura, antes de comprar um imóvel, peça para ver o seu Registro de Incorporação e confirme no cartório em que o condomínio foi registrado para ter certeza de que as informações divulgadas pela incorporadora são verídicas.