5 dicas para decorar o quarto infantil de um jeito versátil
A decoração do quarto infantil precisa atender duas necessidades: refletir a personalidade da criança (s) e ao mesmo tempo ser fácil de modificar para acompanhar o desenvolvimento dos pequenos ao longo dos anos.
Aqui tem 5 dicas que vão ajudar você a chegar lá.
1: Quanto mais cor, melhor
O quarto infantil é o lugar certo para usar cores sem medo. Uma paleta de tonalidades bem divertida estimula a criatividade, imaginação e ajuda a criar um universo lúdico.
Combinar cores claras com escuras ou mesclar variações do mesmo tom são só algumas ideias que você pode aproveitar.
O legal é que aqui você tem liberdade para usar desde os delicados tons pastel até os mais vibrantes, então explore.
Veja aqui outras sugestões nesta matéria.
2: Organize os brinquedos nas paredes
Usar as paredes como recurso para organizar os objetos da criançada é uma ótima solução que otimiza espaço e evita o acúmulo de bagunça. Invista em prateleiras, ganchos e nichos para deixar tudo no lugar.
Lembre-se de posicionar todos esses itens ao alcance dos pequenos, assim eles têm liberdade para brincar à vontade e também aprendem a guardar sozinhos.
3: Um lugar para aprender e se divertir
Reserve um cantinho do dormitório para atividades como estudar, ler e desenhar. Pode ser um conjunto com mesinha, cadeira e luminária.
A proposta aqui é criar uma atmosfera estimulante, então capriche nos lápis de cor, giz de cera, massinha e guache.
Como delimitar as áreas
Tapetes, marcações com tinta ou fita no chão, papel de parede, adesivos, móveis com cores diferentes – tudo isso serve para dividir o dormitório de um jeito prático, rápido e dessa forma construir vários ambientes diferentes no mesmo lugar.
4: Pense em móveis funcionais e resistentes
A decoração precisa acompanhar o desenvolvimento da criança, portanto use peças neutras que não corram o risco de ficar antiquadas ao longo dos anos.
Uma mobília resistente e funcional é a pedida certa. A cama box com gavetas, por exemplo, é excelente para economizar espaço.
Artigos decorativos temáticos ou mais chamativos podem ficar em pontos estratégicos – assim podem ser facilmente substituídos no futuro.
5: Brinque com a criatividade da criançada
Um jeito simples de deixar o quarto com a personalidade da sua filha ou filho é incentivar que eles criem os próprios enfeites. Pode ser desenho, pintura e até esculturas.
Agora que você já aprendeu como decorar quarto infantil, que tal colocar as dicas acima em prática para criar um ambiente único?