A originalidade do estilo industrial
O estilo industrial para decoração surgiu nos Estados Unidos entre as décadas 60 e 70 e desde essa época é conhecido por sua singularidade. Peças rústicas, recicladas, metais, objetos de ferro oxidado ou escovado e elementos tipicamente encontrados em fábricas ajudam a compor esse visual urbano e ao mesmo tempo descolado.
Esta decoração combina com imóveis compactos, especialmente studios, por não serem muito compartimentados, porém é possível adaptar para qualquer modelo.
Descubra agora como criar uma decoração industrial para o seu apartamento.
O primeiro passo é deixar o seu imóvel com um aspecto de inacabado, principal característica deste visual. Comece com canos e tubulação aparentes.
Deixar os tijolos expostos reforça o estilo no apartamento, mas se não quiser ousar tanto ou se se não houver essa possibilidade (no caso de imóveis de alvenaria estrutural), invista em adesivos ou papéis de parede que imitam esse efeito.
Fonte: Decoração decoração
As cores que representam o estilo industrial são preto, branco e cinza. São mais urbanas e remetem à infraestrutura das fábricas. Portanto, na hora de escolher acessórios e revestimento, priorize estes tons.
Fonte: Morar Kallas
As cores quentes podem ficar nos detalhes.
Fonte: Casa de Valentina
Um estilo que combina bastante com o industrial é o vintage, pois dá um toque romântico à decoração e suaviza o ambiente.
Fonte: Blog Puxe a cadeira e sente!
Os revestimentos ideais são aqueles que dão um acabamento mais natural. Pastilhas vintage e paginação espinha de peixe são algumas sugestões que podem ser aplicadas no banheiro ou na cabeceira da cama.
Fonte: Acervo de interiores
Fonte: Construdeia
Já o uso de cimento queimado ou revestimento cerâmico podem ser usados como acabamento das paredes ou do piso da sala e da cozinha.
Fonte: Mundo das tribos
Para iluminar as áreas sociais seja prático e abuse de lâmpadas que são fáceis de instalar e que não são embutidas.
Iluminação de trilho e lâmpadas rústicas refletem bem o conceito.
Fonte: Bol
A cozinha pode ser ambientada mesclando móveis prontos com mobiliários antigos, dando um toque moderno ao lugar.
Fonte: Diário Decor
Mobília e acessórios
Peças com aspecto desgastado são a cara da estética industrial e imprimem personalidade.
No lugar de uma estante convencional, que tal colocar uma estante metálica para arquivos?
Fonte: Mercado Livre
Além disso, hoje é fácil encontrar lojas que vendem mobiliários do tipo industrial.
Os acessórios também não podem faltar. Pôsteres preto e branco com fachadas de prédios, com imagens de Nova Iorque, Paris e até do Moulin Rouge ficam bem legais no living, no quarto e até no banheiro.
Fonte: Pictus