Como decorar a parede da sala de estar
A sala de estar é responsável pela primeira impressão de quem entra no apartamento. Neste ambiente, além dos móveis e objetos, a parede também merece atenção especial.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem ajudar você a decorar a parede da sua sala de estar. Confira:
Quadros
Um bom lugar para colocar quadros é na parede que fica atrás do sofá, mas para fazer essa aplicação é importante tomar alguns cuidados.
- O alinhamento das molduras não deve ultrapassar as extremidades do sofá. Elas devem ficar na mesma distância para criar uma composição harmônica, como é possível conferir na foto acima.
- Para facilitar a visualização dos elementos e não atrapalhar quem está sentado no sofá, o posicionamento dos quadros deve ter um espaçamento de aproximadamente 20 cm.
Independente da parede que for escolhida para receber os quadros, lembre-se de colocá-los em uma altura apropriada. O ideal é levar em consideração a estatura média das pessoas (no caso dos brasileiros, 1,60m) ou o eixo do olhar de quem mora na casa.
Pôsteres e fotografias
A ideia dos pôsteres é semelhante aos quadros, porém as possibilidades de aplicação são ainda maiores.
Muito comum em quartos de adolescentes, hoje o estilo é explorado em outros ambientes e combina com qualquer faixa etária.
Como a sintonia é fundamental, antes de pendurá-los selecione um tema que seja tanto interessante para você quanto coerente com o restante da decoração.
Fotos também podem ser utilizadas, porém desde que haja unidade entre elas.
No caso das molduras para os pôsteres, as pretas são uma alternativa segura, clássica e não saem de moda, mas existem também outras opções como varal, pranchetas, cabides e muito mais.
Nichos
Os nichos são peças versáteis que podem ser usadas para abrigar livros, souvenires e elementos decorativos em geral. Sua principal vantagem é com relação a sua capacidade de se adaptar aos ambientes, já que é possível encontrar no mercado tipos, cores, tamanhos e formatos diversificados.
Painéis com e TV
Nesse caso, a primeira atitude é garantir que o painel e a TV sejam instalados com precisão para evitar acidentes. Além disso, a distância entre esses elementos e a parede deve ser de no máximo 70cm.
E a sua televisão também precisa ser proporcional ao tamanho da sala de estar e manter uma distância equilibrada do sofá, do contrário pode causar desconforto visual.
Papel de parede
Papel de parede é um recurso prático para o seu apartamento, pois apresenta ótima fixação, além de ser uma opção atraente para quem gosta de uma composição visual cheia de detalhes. Outra grande vantagem é o fato de serem autoadesivos – o que facilita sua aplicação e remoção.
Os temas e formatos disponíveis são bastante diversificados, por isso, dependendo da estampa que escolher, aplique apenas em uma parede.
Lembre-se, inclusive, de levar em consideração a dimensão do ambiente: salas compactas sugerem modelos neutros e estampas pequenas, enquanto espaços amplos permitem diversificar.
Pintura
Antes de escolher as cores que vai aplicar na parede da sua sala de estar, deve-se considerar o tamanho da sala. Tons pastéis são mais adequados para salas pequenas, pois aumentam a percepção de amplitude, enquanto cores vibrantes são ideais para espaços maiores.
A incidência de luz solar pode atribuir tons diferentes à cor das paredes. Para descobrir os efeitos da iluminação natural, aplique a tinta inicialmente em pequenas áreas e observe durante o dia as mudanças de tonalidade e veja se são satisfatórias.
Uma sala de estar esteticamente agradável une conforto e beleza para assistir TV, conviver com a família e receber visitas.
Por isso, escolha um estilo que ao mesmo tempo represente sua personalidade e valorize a harmonia entre a parede decorada e o restante do ambiente – proporcionando assim uma experiência prazerosa.