Como decorar seu apartamento com móveis de madeira
O nosso apartamento é onde procuramos aconchego e tranquilidade. E na hora de decorá-lo, encontrar materiais que proporcionam essas sensações é fundamental.
Uma excelente alternativa é usar móveis de madeira: são ótimos isolantes térmicos, trazem uma temperatura agradável ao ambiente e remetem à natureza. É também um item resistente, duradouro e que pode ser combinado com qualquer estilo decorativo.
Porém, antes de incorporar a madeira à composição visual do seu imóvel, é necessário fazer um planejamento e tomar os cuidados necessários para desenvolver um projeto harmônico e ao mesmo tempo de acordo com suas necessidades e preferências.
Tipos de madeira
Conheça opções que podem ser inseridas na decoração do seu imóvel.
Madeira Crua
Possui quase ou nenhum acabamento. Seus veios e a coloração única proporcionam originalidade.
A madeira crua em cores mais claras reflete a luz, trazendo a sensação de amplitude para ambientes pequenos.
Madeira de demolição
Esta é uma sugestão ecológica e sofisticada de decorar o apartamento. É possível reaproveitar madeira de casas antigas que foram demolidas e reformadas em lares modernos, conferindo um charme único.
Rica em detalhes e texturas, a madeira de demolição é muito versátil, o que a torna fácil para mesclar com outros estilos. Além disso, ela reforça a personalidade do cômodo.
Ambientes
Antes de inserir a madeira no contexto do apartamento, é importante saber o que deve e o que não deve ser inserido nas áreas externa e interna. Confira essas dicas:
Ambiente externo
O ambiente externo, como o terraço, precisa ser mobiliado com peças mais fortes e apropriadas para resistirem a qualquer clima: frio, ensolarado ou chuvoso.
Para que os móveis de madeira se mantenham conservados por bastante tempo, escolher o acabamento certo para esses itens é muito importante. A Peroba Rosa e a Aroeira são ideais para esse tipo de espaço.
Ambiente interno
Em áreas internas, os cuidados são mais simples, mas não deixam de ser necessários. Se o móvel tiver algum tipo de contato com umidade ou exposição ao calor, mantenha-o sempre envernizado e nunca use madeira esponjosa, pois estraga facilmente. Algumas opções recomendadas são o Ipê e o Jatobá.
Após definir o local, encontre a mobília que melhor se encaixa ao seu gosto, podendo ser fabricada sob medida ou comprada em lojas especializadas.
Sugestões de composição visual
Confira agora algumas sugestões de decoração que podem auxiliar você a criar um visual harmônico e equilibrado.
Explore o estilo rústico
Se você procura trazer elegância e um clima agradável para o seu lar, o rústico pode ser uma ótima opção, já que peças que lembram ou estão em estado bruto são pontos fortes que reforçam o estilo e combinam perfeitamente com cores claras como branco e tons pastel suaves.
Harmonizando o ambiente
A madeira é um elemento coringa muito fácil de trabalhar e simples de combinar com outros itens como vidro, pedras, laminados, aço inox, entre outros. O importante nessa harmonização é sempre procurar equilibrar as texturas.
Além disso, aliar as cores ao material também é um ponto fundamental. A cor branca, por exemplo, imprime um contraste suave que realça a presença de seu aspecto natural. Outras tonalidades que se encaixam muito bem são verde, azul, amarelo e laranja.
Pintar a mobília de preto ou branco é também uma excelente alternativa.
Por fim, também é importante usar madeira de reflorestamento certificada e apropriada e cuidar muito bem deste mobiliário.