Como ter uma cozinha bonita e organizada gastando pouco
Sua cozinha bonita e organizada gastando pouco: todas as suas economias acabaram para realizar a compra do apartamento próprio e está com dificuldades para decorar com pouco ou quase nenhum investimento?
Ou está tentando economizar para realizar este sonho, mas enquanto não chega lá quer ter um ambiente agradável e renovado para viver? As dicas abaixo vão te ajudar a mudar isso!
Renove azulejos sem precisar trocá-los
Você sabia que o azulejo pode ser pintado? A tinta epóxi é o produto mais indicado para pintar azulejos e pisos de cozinha, porque é resistente à umidade.
Dá para usar qualquer cor, ou até fazer uma mistura. Caso você opte por cores claras, cuidado para não riscar o chão com móveis e cadeiras: para isso, uma solução é colocar rodinhas nas bases.
A tinta tem uma aparência brilhante, é resistente e por isso pode ser aplicada em diversos tipos de revestimento, sendo bastante versátil. Se você não tem familiaridade com pequenas reformas, contrate um profissional.
Papel de parede
Para quem não quer obra ou altos custos, o papel de parede é uma ótima solução. É indicado antes cobrir os rejuntes com massa acrílica para nivelar a superfície e garantir uma boa aderência e acabamento.
Com o tempo, a diferença entre a massa e a cerâmica pode ficar visível no papel. Por isso, para evitar que isso ocorra, você pode passar massa em toda superfície da parede, não só nos rejuntes.
Para os azulejos de cozinha, o ideal é escolher materiais que sejam impermeáveis e laváveis, dessa forma facilita a limpeza e garante uma grande durabilidade.
Existem também os papéis de parede autoadesivos, esses dispensam o uso de cola e são fáceis de aplicar e remover, além de não fazer sujeira nem deixar resíduos. Outra opção é colocar somente faixas de adesivos em lugares específicos, para dar um toque especial e não precisar cobrir toda parede.
Revestir por cima
Para evitar o trabalho de remover o azulejo antigo e simplificar a obra, é possível também revestir o antigo com novos azulejos.
Entretanto, para isso o ideal é contratar um profissional qualificado, já que esse processo é um pouco mais complexo.
Você pode também revestir só uma parte e a outra pintar com um tom semelhante ou colocar adesivos e papel de parede, ou seja, mesclar técnicas para ter um resultado que te agrade.
Preparo da superfície
O chão ou a parede que você vai reformar precisa ser preparado, seja para pintar ou aplicar adesivos e papéis de parede.
Para isso, remova a sujeira, gordura e outros resíduos com uma boa limpeza. Use água, sabão neutro e algum desengordurante, depois é só secar bem.
Substitua armários planejados por nichos e prateleiras
Uma alternativa que cumpre facilmente a função dos armários é a prateleira. Além de otimizar espaço, cria uma composição diferente, já que deixa os itens à mostra. Isso dá liberdade para trabalhar com a cor e formato dos objetos.
Aposte nessa opção para colocar copos, pratos e travessas e repare que sua cozinha ganhará um ar mais despojado, sem excessos e com bastante área livre.
Use a parede para pendurar utensílios
Pendurar panelas na parede é outra organização funcional que ao mesmo tempo decora o ambiente. Assim, há diversas formas criativas de fazer isso.
Você pode montar um painel com pregos em algum canto da cozinha, de preferência, ou perto da mesa de jantar.
Como organizar os talheres
Encontrar um lugar para os talheres é mais fácil do que parece, inclusive na cozinha sem armários. Isso porque o mercado já oferece alternativas criativas para esses fins.
Caso queira dar um toque só seu com algo original, opte por potes de vidro ou vasos de cerâmica – que você poderá decorar da maneira que preferir. Além de serem materiais fáceis de encontrar em lojas, são esteticamente agradáveis e vão dar um ar delicado ao ambiente.
Tenha estratégias de organização
Louças e objetos usados com frequência devem ficar ao seu alcance, por isso guarde-os em armários e prateleiras acessíveis, sempre no andar mais baixo. Já itens usados com menos frequência podem ser armazenados nas partes mais altas do armário ou até em outro móvel.
Na hora de organizar a despensa, guarde os produtos próximos da data de validade na frente para não correr o risco de desperdiçar. Guarde os mantimentos não perecíveis como açúcar, sal e farinha em potes transparentes ou com etiqueta. Fica mais fácil de identificar e melhora o visual da cozinha.
Para uma cozinha organizada e bonita, priorize a amplitude e claridade
Como a cozinha é um cômodo menor, existem alguns truques que transmitem a sensação de amplitude. O uso de cores claras na composição aumenta a percepção e proporciona maior luminosidade no local.
Os móveis e aparelhos precisam estar alinhados na horizontal, deixando uma área livre para circulação. Use também tonalidades escuras, mas moderadamente. Portanto, aproveite-as em detalhes na porta ou pia, no piso ou investindo em um painel com azulejo colorido.
Plantas e vasos
Utilizadas para renovar a qualidade do ar, atrair boas energias ou para enfeitar os ambientes, as plantas são um recurso eficaz na decoração da cozinha e colaboram também para o bem-estar do morador.
Mas é importante tomar alguns cuidados para mantê-las saudáveis, além de escolher as espécies ideais para cultivar em ambientes internos. Transforme a composição da sua cozinha, deixando-a mais bonita, organizada e harmoniosa.