Como usar capas de revestimento para mudar o sofá do seu imóvel
O sofá é o cartão de visita do living e o objeto preferido para os momentos de descontração entre amigos e familiares ou até para tirar aquele cochilo depois do almoço ou de um dia cansativo de trabalho.
Por isso, é um dos móveis mais trocados, seja porque está muito velho e desgastado ou simplesmente porque o morador quer trocar de modelo, cor ou estampa.
Quando ainda não há necessidade ou vontade de substituir o móvel, existem formas para disfarçar as imperfeições ou mudar a estética do sofá sem precisar comprar um novo.
Como transformar o seu sofá com uma solução simples
Se antes as capas eram utilizadas somente para proteger o móvel, hoje é um item diferenciado que dá um toque especial à decoração da sala.
Usar capas para forrar o sofá é uma solução econômica e simples, já que você pode contratar um profissional para fazer isso, ou caso tenha habilidades com a costura, use sua criatividade e talento para mudar o visual do objeto.
Conheça os seus benefícios
- Como pode ser removida, facilita a limpeza e manutenção;
- Pode ser trocada na frequência que desejar;
- Evita o acúmulo de sujeira, manchas e outros estragos;
- Ajuda a preservar o sofá, prolongando sua durabilidade;
- É uma possibilidade acessível e eficaz para quem não quer adquirir um móvel novo.
Escolha o modelo de acordo com as suas preferências e perfil.
Tradicional e sofisticado
Quem gosta de uma decoração mais tradicional, minimalista e sofisticada deve investir em opções sem estampas e com cores neutras.
Existe uma cartela de tons tradicionais que ajudam a criar um ambiente com características clássicas e, ao mesmo tempo, elegante.
Alegre e descontraído
Os que preferem decorar o apartamento com elementos ousados e modernos podem apostar sem medo em estampas divertidas e diferentes.
Vale arriscar nas capas coloridas, com formas geométricas ou nas estampas com flores e listras, por exemplo.
Qual é o melhor tecido para revestir o sofá?
Depende do seu propósito. Para sofás que ficam em áreas externas do apartamento, os tecidos tipo Acquablock, que são impermeáveis, evitam o desgaste causado pelo tempo.
A lona reciclada é resistente, não sofre estragos causados por unhadas de animais ou travessuras dos filhos, e pode ser usada em áreas externas, pois não absorve a água.
O morador que não tem crianças ou bichinhos em casa pode usar tecidos tradicionais como sarja, linho e veludo.
Alternativa simples para mudar o visual do sofá
Caso não tenha como mandar fazer uma capa sob medida, mantas, colchas, peças de tricô e crochê, entre outros tecidos, também podem ser usados para cobrir o sofá.
Abuse da criatividade e não poupe tecido na hora de mudar a decoração.