Condomínios oferecem itens de lazer especiais
Ao longo dos anos ficou fácil diferenciar um edifício antigo de um recente. Basta analisar sua infraestrutura, tamanho, características e, principalmente, a área de lazer.
Esses ambientes de convívio, que no passado tinham pouca ou nenhuma relevância nos empreendimentos, hoje são essenciais para os moradores e têm lugar garantido na concepção do projeto.
E isso não é tudo. Eles não apenas conquistaram seu espaço, como passaram a ser segmentados, variando de acordo com faixa etária, público, gosto ou ocasião.
Novo estilo de vida
Um dos fatores que estimulou a ascensão da área de lazer em edifícios foi a mudança do estilo de vida da população.
A mulher passou a trabalhar fora de casa, as cidades cresceram e, por isso, o tráfego, stress e a falta de segurança também aumentaram.
Com isso, surgiu um público interessado em se divertir, relaxar ou se exercitar sem precisar sair de casa, cercado de comodidade e privacidade. E para suprir essa demanda, as construtoras se atualizaram e ampliaram a quantidade de itens de lazer.
De básico para completo
A implantação de áreas de convívio nos empreendimentos começou de forma tímida, oferecendo cerca de 3 itens básicos: piscina, churrasqueira e salão de festas. Porém, atualmente, uma área de lazer simples já conta com mais de 20 itens.
Entretanto, conforme surgem públicos que possuem outros tipos de necessidades, nascem novos conceitos de espaços de lazer que motivam sua expansão. Tanto que hoje já é possível considerar o lazer um elemento tão importante quanto o próprio apartamento e a sua localização.
Condomínios-clube
Esse conceito despontou recentemente no mercado imobiliário e vem fazendo sucesso entre os moradores por contar com uma grande quantidade de espaços que se assemelham aos de um clube, favorecendo a prática de atividades dentro do condomínio.
A tendência pode ser vista em edifícios com mais de uma torre, o que torna a alternativa economicamente vantajosa, pois é possível dividir os gastos e pagar menos do que seria cobrado para ter acesso a esses recursos em lugares externos.
O modelo é muito procurado por famílias com filhos, pois atende às necessidades de todos.
As crianças podem aproveitar lugares como brinquedoteca e playground, que envolvem atividades recreativas que estimulam o corpo, a mente e a interação com outros pequenos.
Até os bebês têm um cantinho reservado para eles. O espaço baby possui um fraldário, enquanto o play baby conta com brinquedinhos distrativos, sendo que tudo pode ser monitorado de perto pelos pais na praça das mamães, criada especialmente para isso.
Os jovens podem usufruir do salão de jogos, quadra esportiva e home cinema para se divertir e fazer novas amizades.
Os adultos não ficam de fora e têm suas próprias opções para descontrair. Piscina, churrasqueira com forno de pizza, espaço gourmet e fitness são perfeitos para quem gosta de promover eventos em família, com os amigos ou praticar atividades físicas de diversas modalidades.
Lazer diferenciado
Existem imóveis que possuem as mesmas características dos condomínios-clube, mas que acrescentam elementos diferenciados nos espaços de lazer, como é o caso do Follow Santo André.
Entre os itens estão os salões de festas, que são divididos entre adulto, infantil e teen, sendo que o último possui uma pista de dança especial para os jovens.
A pista de carrinho com controle remoto é mais uma novidade que demonstra a exclusividade do empreendimento e o surgimento de uma nova tendência.
A brinquedoteca agora está mais temática, com peças lúdicas que incentivam a imaginação e até a conscientização social. A reprodução de uma mini cidade é o tema da imagem abaixo:
Assim, a expansão da área de lazer dentro do condomínio está se mostrando uma solução eficaz para quem precisa de um refúgio seguro para fazer exercícios, confraternizar, relaxar e se divertir sem que seja necessário se deslocar ou gastar dinheiro com a mensalidade de uma academia ou clube.