Conheça dicas de iluminação para o apartamento
Montar um planejamento de iluminação para o seu apartamento pode ser mais simples do que você imagina.
O blog Ponto Tib preparou algumas dicas de iluminação para cada ambiente que vão ajudar você a acertar nas escolhas antes de começar a fazer as compras.
Living
No caso do living, uma luz suave, amarela, instalada em um ponto central gera aconchego, deixando o morador e convidados à vontade para relaxar.
Se quiser enfatizar a decoração ou o mobiliário, use uma pequena quantidade de lâmpadas coloridas ou brancas nos pontos estratégicos que tem interesse em salientar.
Não coloque, em hipótese alguma, a luz direcionada para o sofá, para não atrapalhar a visão de quem está sentado, ou para os aparelhos eletrônicos. Além de gerar reflexo de imagem da TV, por exemplo, sobreaquece os itens, podendo causar danos.
Sala de jantar
Como o foco principal da sala de jantar é a mesa, a iluminação deve ser amarela e estar focada sobre ela para destacar a comida.
E para não incomodar as pessoas, mantenha a luz, no mínimo, a 90 cm de distância da mesa.
Terraço
Embora a sintonia entre cores seja primordial, o terraço é o espaço que permite uma exploração maior dos efeitos de luz, e seu tom pode variar entre amarelo ou branco.
A lâmpada dever ser vedada para resistir a mudanças climáticas e chuva, sendo que a escolha de uma luminária propícia para ambientes externos deixa o terraço mais convidativo e confortável.
Dormitório infantil
Quem tem filhos sabe muito bem que eles não param um segundo sequer.
Por isso, durante o dia, eles precisam de uma iluminação forte que estimule ao mesmo tempo o gasto de energia e a concentração para estudar quando necessário.
Agora, quando chegar a hora de dormir, troque por uma luz mais suave e quente para gerar um efeito calmante.
Uma luz de cabeceira ou um abajur causam essa sensação, mas dimmer é perfeito nesses casos porque permite o controle da iluminação, podendo ser aumentada ou diminuída.
Por serem crianças, você também pode ousar nas lâmpadas coloridas para compor a decoração e tornar o quarto ainda mais divertido.
Dormitório de casal
A suíte tem como foco principal a preservação do clima intimista e relaxante. Portanto, a iluminação dever ser central, de cor quente e com alguns pontos fixos em lugares estratégicos, como em frente ao guarda roupa e nas laterais da cama.
Home office
Atualmente, o home office conquistou seu espaço na maioria dos imóveis e, como seu maior objetivo é manter a concentração, depende de uma iluminação fluorescente, branca e forte.
Explore o home office com um abajur, luminária ou spots de luz para dar destaque.
Cozinha
Como a cozinha requer uma preocupação maior com a higiene, trabalhe com uma iluminação fria (fluorescente, branca ou amarela), que ajuda a visualizar resíduos e sujeira.
Banheiro
O banheiro segue o mesmo perfil da cozinha e necessita de luz intensa, porém atente-se a uma dica importante para os homens que usam o espelho do banheiro para fazer a barba, e as mulheres para se maquiar:
A iluminação nunca pode vir de cima. Isso cria muita sombra e acaba atrapalhando no resultado final. Utilize lâmpadas dicroicas nas laterais e observe como faz a diferença.
Se você gosta de aproveitar as tendências do mercado, invista em luzes de LED na decoração, tanto para ambientes internos quanto externos.
Apesar de serem um pouco mais caras, valem a pena porque são mais econômicas e tem durabilidade maior em comparação com as convencionais.
Se quiser aproveitar a onda do retrô, aposte no dimmer para criar efeitos de luz bem interessantes.
Tome cuidado com alguns detalhes, como não direcionar a luz para as paredes lisas, pois evidencia suas imperfeições. Deixe para enfatizá-las quando tiverem textura ou algum tipo de papel de parede.
Durante a composição, priorize o aconchego, a utilidade e, por último, a estética. Só assim você terá certeza que está produzindo uma decoração equilibrada e harmoniosa.