Dicas para economizar energia elétrica dentro do lar
Economizar energia elétrica no apartamento é uma atitude fundamental para quem busca poupar gastos. Além disso, essa redução também é vantajosa para o planeta, já que diminui os impactos ambientais causados pelas grandes usinas.
Considerando todas essas questões, preparamos uma lista que vai ajudar você a economizar a eletricidade no seu imóvel. Confira:
Eletrodomésticos
Os eletrodomésticos no geral são alguns dos itens que mais consomem energia, portanto, isso significa que a atenção deve ser redobrada.
Primeiramente, lembre-se de desligá-los da tomada sempre que não estiver utilizando, porque mesmo em stand-by gastam uma porcentagem considerável de eletricidade. Evite também o uso de benjamins, pois desperdiçam energia e sobrecarregam a rede.
Outra atitude importante é conferir se os eletrodomésticos possuem o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) antes de comprar. Isso ajuda a evitar mais gastos.
Confira algumas dicas de uso para os eletrodomésticos que mais consomem energia:
Geladeira
Abra a geladeira apenas quando realmente houver necessidade, porque essa ação faz com que o ar frio escape e o motor tenha que trabalhar ainda mais para esfriar novamente. Além disso, é importante fazer o degelo na hora certa, visto que também pode sobrecarregar o motor.
Evite ainda guardar alimentos quentes e instalar a geladeira em áreas expostas ao sol.
Chuveiro
Você pode economizar 10% de energia tomando banho no modo “Verão” do chuveiro, que deixa a água levemente aquecida. Inclusive, lembre-se de limpar os furos por onde sai a água, evitando que algum elemento bloqueie sua vazão.
Ferro de passar roupa
Para economizar mais, é aconselhável reunir a maior quantidade possível de roupas e passar tudo de uma vez. Deixe as peças mais fáceis por último e passe-as com o ferro desligado, aproveitando sua temperatura ainda morna.
Iluminação
Aproveite a luz natural
Para aproveitar melhor iluminação natural, mantenha as janelas ou as cortinas abertas durante o dia. Também é interessante adotar divisórias ou itens de vidro (como espelhos), que não bloqueiam a propagação da luz do sol.
Outra dica é pintar as paredes com cores claras. Isso ajuda a refletir a iluminação solar, distribuindo melhor.
Substitua as lâmpadas incandescentes
Somente 10% da energia que passa pelas lâmpadas incandescentes é transformada em luz, ou seja, a maior parte não é aproveitada. Por isso, a sugestão é trocar por versões fluorescentes ou LEDs, que iluminam melhor e duram mais.
As LEDs são conhecidamente as melhores alternativas de lâmpadas, já que são mais duradouras e transformam 80% da energia em iluminação. A longo prazo, esse tipo proporciona uma economia maior e mais vantagens na conta.
Coloque as dicas em prática para economizar esse importante recurso. Uma atitude dessas, além de beneficiar o meio ambiente, também vai fazer uma grande diferença na sua renda mensal.