O futuro do mercado imobiliário após a pandemia da Covid-19
Apesar das incertezas que a crise impôs ao setor recentemente, para pesquisadores da área, não há o que se temer no futuro do mercado imobiliário.
Veja a análise completa na matéria abaixo.
Retrato do cenário atual do mercado imobiliário no Brasil
Um levantamento inédito feito pela OLX Brasil, recentemente, revelou que para 37% dos usuários que estão em busca de um imóvel, o cenário atual não influenciou na decisão de compra. Para 10% a procura aumentou nesse período.
Vários fatores podem ter levado a esse resultado. Porém, o principal deles é o fato das pessoas estarem mais em casa e por isso estão mais atentas ao que preferem no imóvel dos sonhos.
A pesquisa também revelou algumas preocupações de quem procura um apartamento, como a dificuldade para visitar os empreendimentos neste momento e as inseguranças financeiras em relação à renda e financiamentos.
Perspectivas para o setor no pós-pandemia
De acordo com um estudo divulgado pela Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Brain – empresa de pesquisa e consultoria em negócios, focada no mercado imobiliário – o efeito dessa crise não será tão drástico quanto das últimas.
Os pesquisadores acreditam que haverá uma aceleração de certas tendências que já vinham ocorrendo. Entre elas destacam-se:
- Os coworkings: com diversas empresas anunciando que tornarão o home office permanente, a busca por apartamentos com espaços voltados a isso aumentará. E como os últimos lançamentos têm apostado em ambientes compactos, a saída seria a entrega de coworkings nas áreas comuns;
- Paisagismo: nunca se sentiu tanta necessidade de sol, ar-livre e área verde, portanto reforça-se a necessidade de um paisagismo nos terraços que privilegie mais fruição nos apartamentos;
- Ainda por conta dessas necessidades, aumentarão as buscas por espaços de lazer nas coberturas e gardens, além de, mais do que nunca, imóveis com varanda;
- Criação de espaços para delivery: devido a expansão dos aplicativos de comida, como o iFood, os condomínios se verão obrigados a oferecer áreas em que possam ocorrer as entregas de maneira segura e confortável para os moradores;
- Além disso, outros diferenciais sofrerão valorização, como os pet places.
Destaca-se ainda que a procura por relações de confiança entre empresa e cliente crescerá. Haverá forte impulsão do Mercado de Necessidade em detrimento do Mercado de Desejo.
A Tibério está preparada para a retomada
A Tibério veio se preparando ao longo dos últimos anos para atender a nova demanda de quem procura apartamentos. Isso se reflete nos lançamentos recentes da construtora.
Foram desenvolvidos projetos que privilegiam o bem-estar dos futuros moradores, atendendo suas principais necessidades. Espaços como coworking, lavanderia, pet place, fitness e salão de festas já são comuns nos nossos empreendimentos.
Também se destacam os rooftops, que são áreas de lazer nas coberturas com vista para toda a cidade, novidades dos últimos dois lançamentos: Nico e Infini Vila Mariana.
A Tibério também investiu em decorações e paisagismos cada vez mais sofisticados e alinhados as tendências mais atuais. Desenvolveu conceitos como Fast & Easy e o Espaço Delivery, voltados para garantir mais facilidade na hora de adquirir o imóvel e propriamente desfrutar dele.
E para deixar os clientes mais seguros na hora da compra, foi elaborado um Guia de Compra Tibério. Um passo-a-passo com as repostas para as principais perguntas feitas por quem está adquirindo um apartamento.
Além disso, o momento traz boas condições de compras, com a taxa de juros baixa, tornando o financiamento bancário mais acessível, facilitando a compra de um imóvel.
Sendo assim, o momento é complicado, porém as perspectivas são positivas. Os imóveis continuam sendo uma reserva de valor e, mais do que nunca, um investimento na segurança e no conforto da sua família. Por isso, é a resposta certa para quem busca proteger-se tanto financeiramente quanto fisicamente.