Como é morar na Mooca?

Mooca Mooca

Morar na Mooca é ter tradição ao lado da modernidade! O bairro tem diversas vantagens: mobilidade, oferta de serviços, polos educacionais e uma gastronomia incomparável.

Com um IDH de 0,869, um dos melhores da cidade, essa região oferece qualidade de vida e segurança aos moradores.

Todos que vivem na Mooca amam o lugar e é fácil entender esse sentimento quando analisamos as características da região.

Custo

Quanto custa morar
na Mooca?

A renda familiar média é de R$4.942,27. Enquanto, em relação a imóveis, o preço médio é de R$7,5 mil/m².

O custo de vida nesta parte da Zona Leste é variado, pois há diversas opções de serviços tanto públicos, quanto privados. Assim, são infinitas possibilidades para todos os perfis financeiros.

Infraestrutura

Infraestrutura
na Mooca

Aqui, a infraestrutura é completa para todos os gostos e idades! Em um lugar onde a história faz parte do cotidiano, é possível decidir ir para um museu ou para o shopping no fim de semana.

Entre as opções de educação, há do ensino infantil até o universitário, com grandes unidades da Universidade São Judas Tadeu, Anhembi Morumbi e da Faculdade das Américas. Em cuidados, existem hospitais de renome, como o São Cristóvão e Santa Maggiore.

No ir e vir, o destaque vai para a Avenida Paes de Barros, a espinha dorsal da Mooca, que percorre o bairro de norte a sul, com ampla oferta de transporte público.

Transporte

Transporte e mobilidade
na Mooca

O transporte sobre trilhos merece a atenção aqui na região da Mooca. O bairro é atendido pela Linha 10 – Turquesa, pela Linha 3 – Vermelha, que faz a ligação entre Centro e Zona Leste. A região também é atendida por diversas linhas de ônibus.

Se a preferência for pelos carros, a Avenida Paes de Barros é essencial para deslocamento dentro do bairro. Por sua vez, a conexão com as demais zonas da cidade é feita pela Radial Leste e Avenida do Estado.

Lazer

Lazer
na Mooca

Quando o assunto é lazer na Mooca, a primeira coisa na qual pensamos é em um roteiro gastronômico! Por conta das influências italianas, essa parte da cidade é repleta de cantinas e restaurantes com massas artesanais. 

Para a sobremesa, a Di Cunto é o lugar! Com mais de 100 anos de história, a confeitaria e padaria une em seus doces a beleza e o sabor.

Quem preferir atividades relacionadas ao esporte, o Parque Sabesp Mooca Radialista Fiori Giglioti oferece muita área verde com espaços para se exercitar. Agora, se você é melhor na torcida, é preciso ver uma partia do Juventus no clássico estádio da Rua Javari.

Para atividades internas, escolha entre o Museu da Imigração, que conta a história da formação do bairro e da cidade, ou o clássico dia de compras, com o Mooca Plaza Shopping.

Nos meses de setembro e outubro, a opção certeira de lazer é a Festa de San Gennaro.

História da Mooca
História da Mooca

História da Mooca

Fundado em 1556, esse é um dos endereços mais antigos da cidade de São Paulo e seu nome significa “lugar de fazer casa”.

No inicio, a região abrigava imigrantes portugueses, croatas e lituanos, mas foi a comunidade italiana que se fixou ali de forma permanente e moldou o local de acordo com seus costumes. Por volta da década de XIX, o bairro ganhou renome ao concentrar a alta sociedade no Jockey Club.

Com tudo isso, a Mooca se tornou um bairro diferente de tudo o que há na cidade. Ele tem grandes edifícios na mesma rua que construções antigas tombadas e mantêm seu aspecto residencial e receptivo. 

A história é tanta que o local tem dialeto, bandeira e hino próprios.