Como é morar na Pompeia em São Paulo?
Um bairro que une o charme do passado com a modernidade do presente, a Pompeia se destaca na Zona Oeste de São Paulo por sua qualidade de vida, infraestrutura e história rica.
É conhecida por ser um bairro tranquilo e familiar, com ruas arborizadas e uma atmosfera mais residencial. Ao mesmo tempo, oferece uma variedade de opções de comércio, serviços e lazer, garantindo praticidade e diversão para seus moradores.
Quanto custa morar na Pompeia?
A Pompeia é considerada um bairro bem valorizado, comparado a outras regiões da Zona Oeste e poir isso o valor dos imóveis variam bastante.
O preço do m² na região é de R$11.000,00, podendo chegar a R$21.000,00.
Infraestrutura na Pompeia
A infraestrutura da Pompeia é excelente, com diversos serviços e comércios disponíveis para os moradores.
A rua Prof. Afonso Bovero abriga uma variedade de lojas, supermercados, padarias e restaurantes, atendendo às necessidades do dia a dia. O bairro também abriga diversas escolas públicas e particulares de boa qualidade, além de universidades e faculdades nas proximidades, como é o caso do Colégio Coração Sagrado de Jesus, a UNIP Pompéia e o Centro Universitário do São Camilo.
Hospitais, clínicas e postos de saúde garantem o atendimento médico aos moradores. O Instituto Perdizes HCFMUSP, inaugurado há 2 anos, é uma das maiores referências da região e conta com atendimentos multiprofissionais, incluindo as áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e assistência social.
Transporte e mobilidade na Pompeia
A Pompeia está bem localizada e possui fácil acesso a outras regiões da cidade. O bairro é servido por diversas linhas de ônibus e está entre as estações Palmeiras Barra Funda e Vila Madalena, garantindo ainda mais facilidade no deslocamento de seus moradores.
As avenidas Sumaré, Pompeia e Heitor Penteado garantem fácil acesso ao centro, Av. Paulista e até mesmo Vila Olímpia, Berrini e Morumbi. Além disso, a região conta com ciclovias e vias com boa sinalização, incentivando o uso de bicicletas e outros meios de transporte sustentáveis.
Lazer na Pompeia
A Pompeia oferece diversas opções de lazer para seus moradores e visitantes, como o Sesc Pompeia, um dos maiores e mais completos centros culturais da cidade, o Allianz Parque, que recebe jogos de futebol, shows e eventos nacionais e internacionais e ainda nas redondezas, o Parque da Água Branca é um refúgio verde em meio a cidade, com áreas para piquenique, aparelhos de ginástica e trilha para caminhada.
Ainda falando sobre lazer, a Rua Tucumã é conhecida por seus bares e restaurantes, oferecendo diversas para todos os gostos, de dia e de noite.
História da Pompeia
A Pompeia surgiu em 1910, quando Rodolpho Miranda comprou grandes partes de terra entre a Lapa e a Água Branca. Seu nome nada mais é do que uma homenagem que ele fez à sua esposa, Aretusa Pompéia.
O bairro começou a se desenvolver no início do século XX, com a chegada de imigrantes italianos e espanhóis para trabalhar nas recentes empresas que se instalaram por ali.
O bairro foi o berço de diversas bandas do rock nacional, como o Mutantes, poe exemplo. Ficou conhecido como “Liverpool Brasileira” pois foi o reduto do rock nacional.
Ao longo dos anos, a Pompeia se transformou em um bairro residencial e comercial bem valorizado e desejado na zona oeste, que preservou parte de sua história e cultura.